Tudo o que você precisa saber antes de comprar seu Solatube

  • 1
    Como se compara a quantidade de luz que proporciona um Solatube ®, com a iluminação elétrica ou com as clarabóias tradicionais?
    A quantidade de luz emitida por uma luminária ou lâmpada é medida em lumens e o consumo de energia em watts. Uma lâmpada de 100 watts produz 1200 lumens. Uma lâmpada fluorescente de 40 watts produz 2300 lumens. Solatube® 160 DS (25 cm) produz até 4.600 lumens. Solatube® 290 DS (35 cm) produz até 9.100 lumens. Solatube® 750 DS (53 cm) produz até 20.500 lumens. A quantidade de luz proporcionada pelo Solatube® 160 DS (25 cm) pode-se comparar com uma clarabóia de 70 x 70 cm, o Solatube® 290 DS (35 cm), com uma clarabóia de 1,2 m x 70 cm, com a vantagem de direcionar a luz solar de forma homogênea, sem frio, calor ou umidade.
  • 2
    Qual a vantagem de instalar um Solatube® ao invés de utilizar outras alternativas de luz natural.
    O Solatube® é o sistema de iluminação natural mais eficiente do mundo. Ele traz para dentro do ambiente cerca de duas vezes a quantidade de luz que qualquer similar traz. Instalando um Solatube® na sua edificação você minimiza o tamanho e quantidade de intervenções necessárias para iluminar o seu ambiente com luz natural. Outra vantagem de instalar o Solatube® é contar com um produto feito com materiais de alta qualidade, durabilidade e eficiência.
  • 3
    O que acontece num dia nublado?
    O Solatube® é um sistema de iluminação natural tubular altamente refletivo, que transfere a luz solar diretamente para o interior de qualquer divisão ou espaço com uma perda mínima de intensidade, mesmo em dias mais escuros. O Solatube® é equipado com a tecnologia Raybender® 3000 que consiste numa lente capaz de desviar eficazmente a direção dos raios solares para o interior do tubo.
  • 4
    O Solatube® funciona se instalado na parte Sul de uma casa?

    Um Solatube® funcionará bem mesmo se instalado na parte Sul de uma casa, no entanto funcionará melhor se estiver diretamente exposto à luz solar (parte Norte da casa).

  • 5
    Que comprimento pode ter um Solatube®?

    Quanto mais longo o tubo, menor a quantidade máxima de luz que o sistema pode fornecer. Para obter os melhores resultados, não recomendamos um comprimento superior a 6 m para o Solatube® 160 DS (25 cm), 9 m para o Solatube® 290 DS (35 cm) e 15 m para o Solatube® 750 DS (53 cm). Caso estes comprimentos sejam ultrapassados, haverá uma redução na eficácia do sistema em torno de 15% ou mais, mesmo assim mantendo o Solatube® como um sistema que permite a introdução de luz natural em locais que de outra forma seria impossível.

  • 6
    Porquê o Solatube® fornece mais luz do que uma clarabóia tradicional?
    As clarabóias tradicionais passam a luz através de um vão construído no teto. Usando este procedimento um grande percentual de luz é absorvido pelas paredes do vão sem nunca atingir o espaço que pretende-se iluminar. Já o Solatube® é um sistema idealizado e desenvolvido originalmente para potencializar a máxima refletividade da luz ao longo do seu tubo, transferindo esta iluminação até a lente difusora que distribui homogeneamente a luz por toda a área que deseja-se iluminar. Além disto clarabóias tradicionais não filtram os raios infravermelhos e ultravioletas, trazendo junto com a luz o desconforto do calor e os danos causados por estes raios. O Solatube® filtra estes raios e mantêm a luz no interior mais homogênea. Isto representa melhor qualidade de luz natural para você.
  • 7
    É difícil de instalar o Solatube®?
    Não. O tamanho do Solatube® permite colocá-lo entre vigas sem afetar a estrutura e sem necessidade de contratar um pedreiro para que construa a caixa que normalmente é necessária para uma clarabóia. Os tubos são adaptáveis e podem formar ângulos para evitar qualquer obstáculo no seu trajeto. Entretanto a qualidade da instalação é essencial para garantir a durabilidade e impermeabilização do sistema. A Efilux conta com uma equipe de técnicos altamente capacitados para avaliar as condições de instalação e realizá-la com eficiência.
  • 8
    Quanto tempo demora a instalação de um Solatube®?

    Dependendo do tipo do telhado pode-se instalar numa manhã.

  • 9
    O meu telhado já está pronto. Posso instalar um Solatube® mesmo assim?

    Pode-se instalar o Solatube® em uma cobertura já existente sem nenhum problema. A equipe de instalação da Efilux conta com treinamento especializado para realizar a instalação adequada em qualquer tipo de telhado.

  • 10
    Qual é o melhor momento para instalar um Solatube®, na hora de construir ou consertar um telhado?

    O Solatube® pode ser instalado no momento mais conveniente, sem dificuldade maior. Normalmente o melhor momento para instalar o Solatube® é quando o telhado já estiver pronto. Para que a futura instalação seja mais rápida, pode-se deixar um buraco com um diâmetro superior em 2 a 3 cm do diâmetro do tubo a ser instalado, por onde este passará.

  • 11
    Meu ambiente já possui luminárias instaladas. Como posso instalar um Solatube ®?

    É perfeitamente possível instalar um Solatube® em locais que já contam com luminárias. A Efilux oferece uma equipe qualificada para avaliar a escolha do local mais adequado para a instalação do Solatube®.

  • 12
    E se não houver acesso ao sótão ou se houver um teto fora do comum?

    O Solatube® foi desenhado para adaptar-se a qualquer tipo de instalação, mesmo sem acesso ao sótão. Os seus diferentes tipos de base e as suas vastas opções fazem com que se possa adaptar a qualquer caso. A Efilux coloca sua equipe de instalação à disposição para a realização de visitas técnicas, visando garantir a instalação adequada.

  • 13
    Pode ser instalado em edificações públicas e comerciais?

    Sim, há sistemas de iluminação natural Solatube® instalados nestes tipos de edificações por todo o mundo, incluindo colégios, igrejas, galpões industriais, agências de correio, museus e hospitais.

  • 14
    O Solatube® é impermeável à passagem de líquidos?
    Desde que bem instalado, o Solatube® foi desenhado para que não haja infiltrações. As bases de metal de polipropileno ou de fibra de vidro são fabricadas num molde de uma só peça para evitar infiltrações. A equipe de instaladores da Efilux utiliza somente materiais como vedantes e impermeabilizantes de alta resistência e durabilidade, garantindo hermeticidade nas suas instalações.
  • 15
    Que durabilidade tem um Solatube®?

    Todas as peças são construídas com materiais de alta qualidade que lhes confere uma enorme resistência aos elementos climáticos. (clique aqui e veja certificações obtidas em diferentes organizações) O domo (cúpula) patenteado é fabricado em resina acrílica de alta qualidade especialmente formulada para resistir ao impacto, aos agentes químicos e atmosféricos, assim como às baixas temperaturas ou a grande claridade. Os tubos são fabricados com uma chapa de alumínio e película refletora aderida termicamente com uma capa protetora contra os raios UV que previnem a deterioração com o passar do tempo. As outras peças são moldadas por injeção para assegurar a sua resistência e qualidade.

  • 16
    O Solatube® necessita de manutenção?

    Todos os componentes (cúpula, lente difusora e base) têm juntas que evitam que insetos, pó ou partículas entrem no sistema. O Solatube® foi desenhado para ser uma unidade hermeticamente fechada. O Solatube® não requer limpeza como uma clarabóia tradicional que deve-se limpar periodicamente telhas translúcidas, paredes e o próprio vidro. A forma da base e o desenho da cúpula eletro-estática evitam o acumulo de sujeira.

  • 17
    Há problemas de condensação com Solatube®?

    Não. O Solatube® está completamente selado na altura do teto para evitar que o ar quente do interior da casa possa escapar através do tubo. A junta da cúpula permite que o sistema respire e o ar do exterior e do interior se misturem, evitando assim que se produza condensação.

  • 18
    Que peso pode suportar a cúpula do Solatube®?

    Os testes realizados confirmam que a cúpula pode suportar até 63 Kg.

  • 19
    Qual é a garantia do produto?

    A garantia dos componentes do sistema de iluminação natural Solatube® é de 10 anos. Para os componentes elétricos é de 5 anos.

  • 20
    Quais são as certificações que o Solatube® possui?
    O Solatube® está aprovado pelas seguintes entidades: International Conference of Building Officials (ICBO) #5057 Southern Building Code Congress International (SBCCI) Underwriters Laboratories, Inc. (UL Listed) City of Los Angeles (RR)/425251 Dade County (à prova de furacão) Department of Housing and Urban Development (ajusta-se a todas as normas requeridas em zonas de vento) Para conseguir a aprovação da ICBO, o Solatube® foi submetido aos testes climáticos e ambientais obrigatórios desta organização. O Solatube® também está em plena conformidade com os requisitos da Uniform Building Code (UBC).